Fiemg – Divinópolis

Programa de Desenvolvimento Empresarial (PDE) de Fundição

Programa promovido pela parceria entre o Governo de Minas e o Sistema Fiemg – Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais, por intermédio do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-MG) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), somado ao apoio dos sindicatos e das associações envolvidas. Sua finalidade é de aumentar a produtividade e a competitividade das indústrias de fundição do Centro-Oeste de Minas Gerais.


Escopo do projeto

Prestação de serviços de capacitação e consultoria in loco, com vistas a apresentar e discutir com os empresários e principais gestores das empresas participantes técnicas, ferramentas e processos gerenciais necessários a uma gestão profissional e competitiva.


Trabalho Novociclo

As ações do projeto foram concebidas como uma maneira de trazer às empresas uma capacitação empresarial de qualidade e bem aplicada, que poderiam nortear o seu negócio e possibilitar a sua viabilização. Para isto, ele foi estruturado com etapas de capacitação coletiva com momentos de acompanhamento individual para que, efetivamente, traga resultados para as empresas. Os conteúdos abordados envolveram contabilidade, custos, finanças, operações, processos e estratégia.