Fiemg – Jaíba

FIEMG – Jaíba

Trabalho realizado para o Arranjo Produtivo Local de Fruticultura do norte de Minas Gerais (Abanorte) que conta com a participação de cerca de 2,9 mil indústrias e produtores.


Escopo do projeto

Analisar a situação atual das vias internas e externas de escoamento da produção do APL de Fruticultura e propor soluções que visem sanar os principais gargalos de sua infraestrutura viária.


Trabalho Novociclo

Realizadas entrevistas em profundidade com stakeholders do APL e levantados dados secundários produzidos por instituições com credibilidade para levantamento dos mesmos. A partir das informações, foram avaliados aspectos técnicos, econômicos e sociais para as proposições de melhorias para a infraestrutura do APL. As proposições foram priorizadas utilizando ferramentas para tomada de decisão em ambientes de incerteza e que consideram as informações técnicas e objetivas do ambiente (investimentos, dimensionamento da demanda, benefícios esperados), aspectos políticos e os impactos que uma decisão tem sobre as outras.

Por fim, foi elaborado relatório que englobou diagnóstico regional, cenário socioeconômico da região do APL, plano de implementação de ações de melhoria e de manutenção da malha viária, de modo que o APL consiga sensibilizar e motivar os governos a executar ações de melhoria na região.